Monday, March 06, 2006

 

Sobre mim




Sebastião Zulmair Pires nasceu em Caeté, Santa Maria Madalena, em 31 de outubro de 1937. Terceiro filho de Martiniano Gonçalves Pires e Valquíria Freitas Pires. Tem quatro irmãos.
Na infância trabalhava com o pai na roça, na plantação de milho, cana, e café. Tendo como diversão somente o futebol aos domingos, momento de entrosamento com pessoas de diversos locais.
Em Caeté, não havia rádio ou televisão. Quando apareceu um rádio na fazenda de Tito Parreira foi a maior alegria. O povo ia para lá ouvir a música de Luiz Gonzaga.
Zulmair estudou até a terceira série do Ensino Fundamental. Veio para Itaperuna ainda adolescente residindo no Bairro Aeroporto. Casou-se com Isabel Pessanha Pires, nascida em Morro do Coco, em Campos dos Goytacases. dessa união nasceram três filhos, cinco netos, e dois bisnetos (por enquanto). Pouco tempo após o casamento passou a residir no Bairro Vinhosa onde trabalhou no Comércio de secos e molhados durante 20 anos, até 20 de março de 1984..
Desde jovem foi amante da leitura. Sua primeira grande paixão foi o livro de faroeste, chamado na época de “Livro de bolso”, chegou a ler dois livros por dia. Mais tarde, como membro da igreja Casa de Oração dedicou-se ao estudo da Bíblia Sagrada recebendo muito conhecimento junto aos seus pares, especialmente nos estudos com Délio Boechat Pinto.
Começou a escrever poemas no seu comércio e divertia-se com brincadeiras de pasquim que escrevia para afixar no poste onde “Judas” era colocado no Sábado de Aleluia. Geralmente eram textos satíricos sobre acontecimentos locais. Escreveu acrósticos ( sendo o acróstico Independência ou morte musicado e gravado em LP pela dupla evangélica Abel e Nadir)e dingos políticos. Afeito à política, foi cabo eleitoral, militou na planfetagem durante o período de Ditadura Militar.
Em 1984 mudou-se para Pureza, terceiro Distrito de São Fidelis onde residiu por 17 anos, dirigindo um Indústria de Beneficiamento de Arroz: “Cerealista Itaesa Ltda”, local onde fez muitas amizades, foi vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola, lutou pela construção de uma ponte para o local, o que acabou acontecendo no Governo Garotinho. Fez parte de diversas gestões da Diretoria do Pureza Futebol Clube; participou como jurado em concurso de poesia na Escola Estadual Geraque Colett; freqüentou Roda de Poesia em Cambuci com poetas do local como Haroldo Vernek, Curt Côrtes, Agnaldinho, filho do ex-prefeito Agnaldo Peres Neve, Valdemar Bastos, Jomar, jornalistas, etc.
O poeta, maravilhado ao conhecer os encantos ecológicos das imediações, como a cachoeira de Cambuci compôs poemas ecológicos.
Com a mudança de cidade, mudaram alguns hábitos. Zulmair sentava com os amigos para jogar Buraco nos momentos de folga, chegando a participar de campeonatos.
A vida correndo calma, os encontros com amigos poetas favoreceram para que o poeta praticasse com mais assiduidade seu ofício. Em Pureza ele escreveu a maior parte dos seus poemas. Poemas sobre o fazer literário, poemas sociais, poemas sobre o amor, poemas religiosos que deixam ver um homem idealista, romântico, porém atento ao seu tempo, preocupado com a paz, com o respeito ao Meio Ambiente, com a solidariedade. Um homem que não rendeu-se ao Capitalismo. Um homem que acredita no sacrifício de Jesus na cruz do calvário, na solidariedade, no ser que conhecendo a frágil condição humana busca humanizar-se.
Muitos de seus poemas foram publicados em jornais de Cambuci e de Itaperuna (no Jornal Tribuna do Noroeste).
Retornou a Itaperuna no início de 2001 e desde então tem participado de eventos escolares como o “Cidade que Amanhece Poesia”, magnífico projeto da Escola Estadual Luiz Ferraz; Café Literário no CIEP 467 Henriett Amado, etc.





Comments:
Parabéns, adorei saber esta linda rota, roteiro que bem merece as honras e a nossa estima,
muito obrigada, parabéns,
abraço a Sebastião e a Luciana tão queridos, desta sua virgínia
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?